terça-feira, 30 de junho de 2009

Preparação aspirada leve

A preparação aspirada na verdade é uma forma equivocada de dizer que os componentes do motor foram modificados proporcionando uma melhor e maior mistura ar-combustível, pois todos os carros naturalmente são aspirados, exceto os que possuem sobrealimentação que é o caso dos turbinados.

A preparação aspirada faz com que o motor gire mais rápido e com isso ganhe mais potência, porém em baixas rotações o motor acaba perdendo um pouco o torque e acaba "embaralhando" a marcha lenta o que para muitos é o mais "bonito" da preparação.

Bom, a preparação pode ser realizada de várias maneiras, desde troca de peças de baixo custo até um veneno muito mais forte. Depende do gosto da pessoa e para onde irá utilizar o carro.

Algumas peças a serem trocadas para realizar a preparação são coletor de escape, carburador ou injeção eletrônica, comando de válvulas, pistões, bielas, virabrequins, cabos de velas, filtros esportivos, polia, bobina, cabeçote e muitas outras variedades de componentes do motor.

Vim aqui mostrar uma receita muito boa para carros que são usados no dia-a-dia e que proporciona um aumento muito bom na potência dos motores, principalmente nos AP's que são os favoritos dos preparadores. Esta receita é mais utilizada nos motores 1.6 e 1.8 que são os mais utilizados nas ruas e em provas de arrancada.


Para começar uma aspiração leve é necessário melhorar o fluxo de escape, como eu disse no post anterior, o coletor de escape dimensionado evita a ocorrência de contrapressão, fazendo com que os gases queimados "caminhem" mais rápido para o tubo de escape.





A troca do comando de válvulas por um mais "bravo" também é item importantíssimo, no caso, o melhor comando para ser utilizado nas ruas é o original dos gols GTS (49G) ou quando o motor for injetado, o dos gols TSi (027.7).





Para enquadrar e regular com a posição do comando, é necessário a troca da polia original, por uma polia regulável.





Os filtros esportivos são muito importantes para a preparação pois eles admitem uma maior quantidade de ar para a mistura, gerando um aumento na potência do motor.






Esta é uma receita básica para quem usa o carro no dia-a-dia e gosta de dar uma acelerada mais forte, sem contar o ronco que essa preparação vai proporcionar ao motor!

Abraços! ;D~

Um comentário:

Alessandro Louzada disse...

Esse comando do TSI é apenas para AP/VW? No caso estou a procura de um comando mais bravo para o Stilo 1.8 8v, tem alguma indicaçao?


Parabens pela materia