terça-feira, 25 de agosto de 2009

Evolução - Mitsubishi Lancer Evolution

Lancer Evolution I

Em 1992 nasce o primeiro modelo da Mitsubishi com um objetivo, vencer o WRC (Campeonato mundial de Rally). O Lancer Evolution (apelidado de EVO) estréia em 1993 com a sua primeira versão equipado com um motor de 4 cilindros 2.0 16v turbo, com 250 cv de potência e torque de 31 kgf.m.




Lancer Evolu
tion II

Em 1993 o Evolution recebeu algumas modificações e abriu espaço a uma nova versão, o EVO II. As rodas e a distância entre os eixos foram aumentadas, além das mudanças no câmbio e na suspensão. Assim, o motor recebeu 10 cv ficando com 260 cv.







Lancer Evolution III


A terceira versão do Evolution surgiu em 1995 com mais um aumento de 10 cv. O motor e o compressor sofreram algumas modificações totalizando agora 270 cv e 31,5 kgf.m de torque. A aerodinâmica do carro também foi melhorada com a finalidade de proporcionar uma maior agressividade ao modelo.





Lancer Evolution IV

O EVO IV veio ao mundo em Agosto de 1996. O carro sofreu mudança radical no visual tornando-se mais comprido, pesado, baixo e estreito. O motor agora com 280 cv sofreu um giro de 180º, a caixa de câmbio sofreu modificações e pela primeira vez é utilizado o AYC, um sistema de diferencial traseiro ativo, já que até então os modelos possuiam apenas tração dianteira. As suspensões foram revisadas, os freios tornaram-se maiores e os amortecedores mais largos.



Lancer Evolution V

A quinta geração do EVO é lançada em Janeiro de 1998. A potência do motor permaneceu nos 280 cv, mas com o melhoramento no sistema de circulação do turbo, o Lancer Evolution V chega aos 37,2 kgf.m de torque "calçando" rodas OZ de 17 polegadas. Freios Brembo com 4 pinças dianteiras e 2 traseiras são instalados pela primeira vez em um EVO de série.





Lancer Evolution VI

Em Janeiro de 1999 é apresentado o Lancer EVO VI. Para muitos o Evolution era uma máquina que não havia mais como ser melhorada, mas a Mitsubishi decidiu continuar revisando os componentes do veículo tentando melhorá-lo. Foram feitas modificações básicas em toda a parte mecânica e aerodinâmica do EVO, contudo a potência permanece nos 280 cv e o torque aumenta um pouco.




Lancer Evolution VII

Em 2001, com a mesma potência, porém com um visual mais moderno, melhores suspensões e controle de tração, o EVO VII é lançado. O carro já apresenta uma ótima imagem e para aumentar mais a sua fama, ele foi utilizado pelos protagonistas em "Mais velozes mais furiosos - 2 Fast 2 Furious" e "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio - Fast and Furious: Tokyo Drift".





Lancer Evolution VIII

Em 2003 foi lançado o EVO VIII com algumas pequenas modificações no visual, mas com a mesma base do EVO VII. O modelo veio equipado com rodas de 6 raios e o motor sofreu perda de 15 cv ficando com 265 cv.








Lancer Evolution IX

Em 2006 surge o EVO IX. O motor continua sendo o mesmo, porém o modelo volta a alcançar os 280 cv.










Lancer Evolution X

Em 2007 a Mitsubishi revoluciona o conceito de Evolution.
Os modelos evoluiam, porém as modificações passavam quase que despercebidas, gerando uma enorme confusão na hora de definir qual a versão deste ou daquele EVO.
Surge então o Lancer Evolution X com uma base diferente de todos os seus antepassados.

O modelo recebe um novo motor que proporciona 295 cv e que alcança a velocidade máxima de 298 km/h.
Concorrência forte para o esportivo Impreza da Subaru.

2 comentários:

Thiago disse...

muito boa a história
apesar de o lancer ter surgido antes do evolution
no google eh possivel encontrar fotos
ele era quadrado inteiro ^^

após isto começou o evolution vindo para o rally competir com o subaru que ganhava todas ^^

msa teve varios competidores inclusive da propria mitsubishi como o eclipse g1 usado no rallie (foto e video raro de ser encontrados)


tenho um lancer evo II mto bom o carro e realmetne decha muito carro no chinelo ;D

L.Ikeziri disse...

É, quando eu pesquisei a primeira vez, eu descobri que antes do evolution, o Lancer já existia, porém resolvi fazer uma matéria apenas dos evos em especial... eles são bonitos demais e parabenizo você por ter um EVO II... Ele deve ser um carro forte mesmo, além de ser muito bonito!!!

Thiago agradeço a visita e o comentário e as portas aqui sempre estarão abertas! ok?

Abraços!